segunda-feira, 8 de julho de 2013

À DESCOBERTA DO PLANETA TERRA


AEROPORTO MOHAMMED V CASABLANCA
FOTOS CARMINDA E SÃO
                           Marrocos

Antiga Nação carregada de História: berberes, cartagineses, fenícios, romanos, vândalos e bizantinos precederam os árabes, fazendo de Marrocos uma encruzilhada geográfica, histórica, cultural e civilizacional.

Os fundamentos de Marrocos residem nesta História dando-lhe toda a sua autenticidade, diversidade, proximidade e diferença, que lhe outorgaram a sua identidade e singularidade

É um país do norte de África, limitado a norte pelo Estreito de Gibraltar (por onde faz fronteira com a Espanha), por Ceuta, pelo Mar Mediterrâneo, a leste e a sul pela Argélia, a sul pelo Seara Ocidental e a oeste pelo Oceano Atlântico a noroeste tem como vizinho próximo Portugal. A sua capital é Rabat. Marrocos é uma monarquia constitucional, com um parlamento eleito democraticamente, mas em que o rei é igualmente o chefe do governo. A economia deste país baseia-se na agricultura, turismo e na industria transformadora e na exploração mineira.

         Cidades que visitei

CISTERNA PORTUGESA FOTO: CARMINDA
El Jadida

Em tempos chamou-se Mazagão e foi uma importante praça-forte portuguesa. Admiravelmente conservada, revela uma excecional mescla de influências entre culturas: europeia e africana. Ainda hoje o mais significativo monumento da cidade é a antiga cisterna construída a mando de el rei D. Manuel I de Portugal em 1514.

Safi

A Medina é naturalmente, a parte mais antiga da cidade. A rua Souk é a artéria principal ladeada por tendas e souks de mercadores e artesãos agrupados em corporações. Resta como vestígio da presença portuguesa: o Castelo do Mar (DAR EL BAHR)

 Essaouira

Na sua origem chamada Amogdul em berbere, Essaouira (antiga Mogador) é uma cidade da costa atlântica de Marrocos com cerca de 72 mil habitantes.

Os portugueses, sob o comando de Diogo de Azambuja construíram aí um forte, designado por Castelo Real de Mogador, em 1506. Em 1525 este castelo foi conquistado pelos Marroquinos.

Marrakech

 
Cidade imperial de beleza singular, antiga capital do Reino de Marrocos, com origens da dinastia berbere fundada pelos Almoravidas.

Mistura de influências de culturas árabes, berberes, andaluzas, africanas e europeias. Os aromas das especiarias, as paisagens, a arquitetura, os sublimes recantos e refúgios, a sua História e histórias, a atmosfera, colorida e exótica, fazem desta cidade, uma das mais visitadas de Marrocos.

MESQUITA DE CASABLANCA FOTO CARMINDA
FEZ

Fez (faz em árabe), cidade situada no centro-norte de Marrocos tem cerca de 1 milhão de habitantes, foi capital do país durante vários períodos. É a cidade onde está situada a Universidade de Karueein, a mais antiga universidade do mundo ainda em funcionamento, criada nos primórdios da cidade (859)

A cidade foi fundada em 789 a.C. por Idriss II. Desde essa altura que a cidade foi ocupada principalmente por muçulmanos. Em 810 foi construída a Mesquita de Qarawiyyin ou Karueein e que permanece até hoje a mais antiga mesquita de África.

De 1170 a 1180, foi a maior cidade de Marrocos e a principal cidade do reino de Fez. Foi o centro religioso e científico do mundo ocidental, onde cristãos e muçulmanos de roda a Europa e Marrocos vinham estudar. Depois da reconquista da Península Ibérica em 1492 houve um êxodo de muçulmanos e foi a partir dessa altura que a população da cidade aumentou.

Meknes

Cidade do norte de Marrocos, capital da província do mesmo nome, situada numa fértil planície ao norte do Atlas médio (Atlas: cordilheira montanhosa do norte de África). Na sua produção industrial, predominam a transformação de frutas e verduras, elaboração de óleo de palma, as fundições de metal, as destilarias, a elaboração de cimento, o artesanato (tapetes de lã), são cultivados cereais e frutas.

Voulubilis

Foi uma importante cidade romana, construída no local de uma antiga povoação cartaginesa de séc. III (ou eventualmente anterior) que por sua vez já tinha sido construída nas ruinas de uma povoação neolítica. As ruinas de Voulubilis foram declaradas Património Mundial da UNESCO em 1997.

NESTE LOCAL O OCEANO ATLANTICO SE ENCONTRA
COM O MEDITERRANEO FOTO DE GRUPO CARMINDA
 Tanger

Capital da região de Tânger-Tetuão em Marrocos. Situa-se no noroeste de África junto ao estrito de Gibraltar onde começa a orla atlântica de Marrocos.

A cidade permaneceu em mãos portuguesas até 1661 altura em que, ao abrigo do tratado de paz e amizade firmado com a Grã-Bretanha a mão de D. Catarina de Bragança, filha do Rei D. João IV de Portugal foi cedida em casamento ao Rei Carlos II de Inglaterra levando no seu dote as cidades de Tânger e de Bombaim (na India).

Rabat

É a capital do reino de Marrocos tem 1 344 000 habitantes. Fica situada junto ao mar, na foz do rio Bu- Regreg.

No local hoje ocupado por Rabat existiu a localidade de Chella, designada Sala Colonia pelos Romanos. No séc. XII, foi a capital do império almorávida. Nesta cidade ergue-se o Palácio Real. É sede do governo, dos ministérios e da administração central. Nela se encontra a  maior universidade do país, diversos armazéns, livrarias, cinemas e teatros. A cidade é dominada pela torre Hassan, com cerca de 44 metros de altura. Junto à torre encontra-se o mausoléu dedicado a Mohamed V, soberano que levou Marrocos à independência.

CASABLANCA RICK`S CAFE
E OUTROS LOCAIS FOTOS CARMINDA E SÃO
Casablanca

É a maior cidade de Marrocos, na costa atlântica tem cerca de 3,7 milhões de habitantes e o maior porto e maior centro industrial e comercial do país.

Casablanca está situada na antiga localidade de Anfa, destruída em 1468 pelos portugueses. Em 1515 os portugueses fundaram a atual cidade com o nome de casa branca. Destruída pelo terramoto de 1755, foi reconstruida pelo sultão de Marrocos em 1757. Foi ocupada pelos franceses em1907 que promoveram o seu desenvolvimento. Durante a 2ª guerra mundial desempenhou papel importante: reuniões entre políticos e refúgio de passagem para muitos fugitivos da guerra, esses factos foram inspiradores para a criação do emblemático filme CASA BLANCA hoje um clássico do cinema americano, que fez dela uma cidade emblemática, assim como ao seu RICK`S CAFÉ, cenário de quase rodo o filme. Nesta cidade se encontra uma das maiores Mesquitas da Religião Muçulmana.

Fontes: História de Portuga
              História de Marrocos
          Meus apontamentos de História

Julho de 2013
Carminda Neves

 

Sem comentários:

Enviar um comentário