sexta-feira, 14 de setembro de 2012

VEAJAR (Á DESCOBERTA DO PLANETA TERRA)

                                          ESPANHA

SAN SEBASTIAN
(em basco Donostia, em castelhano San Sebastián) Cidade Espanhola, sede da província basca de Guipúzcoa: Rodeada pela Baía da Concha, junto ao mar da Biscaia, a cidade tem cerca de 183 000 habitantes, enquanto a sua periferia possui aproximadamente 400 mil residentes. Em 2000 o porto de pesca passou para Pasages, convertendo-se o antigo porto em Marina desportiva. Estância balnear. Industrias químicas



Hotel Maria Cristina
foto:carminds
 
                                            
 
DESPORTO San Sebastián é a casa do clube de futebol Real Sociedade de Futebol, um dos principais clubes espanhóis
Hotel Maria Cristina e Teatro Vitoria Eugénia
Inaugurado em 1912, é de projecto de Francisco urcola e Charles Mewes de gosto ecléctico neoclássico.
Ponte Zurriola (Kursaal.) Projecto do engenheiro português Jose Eugenio Ribera, (introdutor do betão armado em Espanha). Inaugurada em 1921, estando relacionada com a construção do primeiro Kursaal.

Praia de “La Concha”
 

PRAIA DA CONCHA
foto:carminda
 
Com a visita da Rainha Isabel II em 1845, foram lançadas as bases de um projecto de futuro para a cidade, que centrado sobre a zona nova da praia, culminou com a construção, já no inicio do século XX, do passeio marítimo (esplanada-promenade) de autoria de Juan Rafael Alday.
Este conjunto constituído por vilas e Chalés construídas em terreno ganho ao mar, o passeio-esplanada e o antigo edifício do balneário real, “La Perla del Océano”, formaliza a praia ideal, reconhecida ainda em 1877, com o estatuto de “Playa Real”.

SARAGOÇA
 

 (Em espanhol Zaragoza) cidade de Espanha antiga capital do reino de Aragão, situa-se às margens do rio Ebro. Cerca de 5000.000 habitantes. É arcebispado. Tem universidade. Nesta cidade encontra-se a catedral de Nossa Senhora do Pilar, Padroeira de Espanha, (sec XVII-XVIII). Arquitecto real Francisco de Herrera el Mozo.Esta catedral, Basílica de Nossa Senhora do Pilar, foi recentemente considerada como um dos doze tesouros da Espanha. Durante a guerra civil espanhola Saragoça foi bombardeada, das três bombas duas caíram dentro da Catedral, foram as únicas que não explodiram encontram-se intatas dento da mesma junto a um altar dedicado à Virgem do Pilar.   




catedral de Nossa Senhora do Pilar
foto:carminda
 
Reza a lenda que a basílica fica no exato local onde Maria, mãe de Jesus, teria surgido ao apóstolo Tiago, em cima de um pilar ou coluna, quando este andava a pregar aos povos da Península Ibérica.
Castelo árabe aljaferia. Centro comercial e industrial. Cidade Ibera. Colónia romana, foi conquistada pelos Árabes (714) e retomada por Afonso I em 1118 Em 1808 e 1809, resistiu heroicamente ao sítio das tropas francesas de Napoleão
Exposição Internacional de 2008
Devido à sua localização, esta província acolheu a Exposição Internacional, a Expo'08 entre 14 de Junho e 14 de Setembro. A importância do rio Ebro foi o principal motor do projecto, cujo conceito se fixou nas novas formas de aproveitamento da água, com o tema "Água e Desenvolvimento sustentável".

                                 FRANÇA
LOURDES
procissão das velas imagem de N.S. de Lurdes
(a lua a cima de imagem)
Cede de cant. Do dep. Dos Hautes-Pyrénées, ás margens do rio Gave de Pau; cerca de 18.000 habitantes. Local de grande peregrinação, consagrada à Virgem Maria. Basílica (1876) Basílica subterrânea(1958)
Assim como qualquer local onde houve ou há manifestações de uma força sobrenatural, Lourdes é hoje um grande centro de peregrinação católica, com cerca de 6 milhões de visitantes anuais, interessados não somente no turismo religioso, mas também na história, arquitetura e belezas naturais singulares da pequena cidade. Tal massa turística injeta dezenas de milhões de dólares no comércio geral, o que transforma Lourdes numa parte importante do PIB francês. Além disso, as visões de Bernadette, junto às de Fátima em Portugal, foram as mais famosas de uma série de manifestações Marianas que fortaleceram ainda mais o culto à Nossa Senhora como mãe de Deus. Houve também a confirmação do dogma da Imaculada Conceição, que fora declarado pelo Papa pouco tempo antes.

IMAGEM DE N.S. NA GRUTA ONDE APARECEU
A BERNADETTE
Um dos lindíssimos vitrais
que se encontram na basílica
subtrrânea(via sacra)
BERNADETTE
Desde pequena, Bernadete teve a saúde debilitada devido à extrema pobreza de sua habitação. Nos primeiros anos de vida foi acometida pela cólera, o que a deixou extremamente enfraquecida [2]. Em seguida, por causa também do clima frio no inverno, adquiriu aos dez anos uma asma. Tinha dificuldades de aprendizagem e na catequese, o que fez com que a sua primeira comunhão fosse atrasada. Não pôde frequentar a escola e até os quatorze anos mantém-se estritamente analfabeta.
Em Lourdes, uma cidade com população em torno de quatro mil habitantes, no dia 11 de Fevereiro de 1858, Bernadete disse ter visto uma aparição de Nossa Senhora numa gruta denominada "massabielle", o que significa, no dialeto birgudão local - "pedra velha" ou "rocha velha" - junto à margem do rio Gave, aparição que de outra vez se lhe apresentou como sendo a "Imaculada Conceição", segundo o seu relato.


 ANDORRA

pireneus a caminho de Andorra a velha

Principado, pequena região dos Pirenéus, colocada desde 1607 sob a soberania conjunta do rei (hoje Presidente) da França e do bispo de Urgel, na Espanha. Tem 465km2; cerca de 20.000 habitantes, neste território falam-se várias línguas sendo a oficial o catalão seguindo-se o castelhano, o português e o francês (não oficiais). Sua capital é a cidade de Andorra-a-Velha, também conhecida como Andorra La Velha. Com 7.500 habitantes
Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal. Actualmente, a população de Andorra na está listada como tendo a maior expectativa de vida do mundo, com média de 83,52 anos (2007).
O principado é o único país do mundo cuja única língua oficial é o catalão, embora represente apenas 0,22% do total de catalanófonos da Europa. Andorra também é o Sexto menor país da Europa, maior apenas que Malta, Liechtenstein, São Marinho, Mónaco e Vaticano.

BASILICA DE N.S. AE LOURDES
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
               História universal
 fotografias carminda neves
COIMBRA SETEMBRO DE 2012
 CARMINDA NEVES






Sem comentários:

Enviar um comentário