domingo, 9 de setembro de 2012

PORTUGAL A INTERNET E O ENSINO


 Em 1994, as perguntas mais frequentes sobre a internet eram: «o que é isso?», «Existe em Portugal ou só nos Estados Unidos?». Hoje as perguntas dominantes são:» Quanto custa?», Como se pode aceder?», «O que se pode obter de interesse para melhorar o meu trabalho?». Nos últimos anos, a internet cresceu 80% no mundo, tendo se verificado uma explosão no número de utilizadores portugueses.

Cada vez mais professores
Obtêm formação e experiência na utilização de internet, de modo a integrar as suas possibilidades nos recursos a proporcionar aos alunos, o que tem permitido o desenvolvimento de inúmeros projectos inovadores. Este tipo de projectos pode levar os alunos a aprender e a interessar-se cada vez mais pelo que se passa no mundo e a desenvolver as suas capacidades de escrita e leitura em português e em línguas estrangeira
É gratificante ver como actualmente as escolas desenvolvem projectos muito interessantes que incentivam a utilização de ferramentas básicas da internet.
 Correio electrónico: tem sido organizada a troca de ideias com adultos directamente envolvidos em assuntos divulgados pelos media e que constituíram motivo d interesse para os alunos. Há igualmente projectos de intercâmbios telemáticos entre escolas portuguesas e entre estas e escolas estrangeiras.
 Consulta de base de dados: Os alunos consultam as bases de dados, em busca de materiais autênticos que possam apoiar e completar as temáticas que focalizam nas aulas de diversas disciplinas
 Grupos de debate da Usenet: Grupos de alunos e professores trocam informação com outros utilizadores sobre diversos assuntos, utilizando muito dessa informação no processo de ensino/ aprendizagem.

ESCOLA SUPERIOR DE DUCAÇÃO DE VISEU
NOME DO ALUNO  CURSO
 
                      http://www.aposenior.com

  

Sem comentários:

Enviar um comentário