quarta-feira, 30 de julho de 2014

Jardim de yves saint laurent

Se existe algum nome da moda mundial intimamente ligado a Marrocos é o de Yves Saint Laurent. O estilista,  era co-proprietário com o seu companheiro Pierre Bergé de um dos locais mais visitados de Marraquexe.
da Colecção de cactos do belo jardim 

Os jardins Majorelle foram criados pelo pintor francês Jacques Majorelle e são, actualmente, um local com uma grande diversidade botânica. Abriram ao público em 1947, mas após a morte de Jacques Majorelle a propriedade ficou abandonada e em mau estado até 1980.  Foi aí que Yves Saint Laurent decidiu ficar com a propriedade e recuperá-la com o seu companheiro Pierre Bergé.
Palmeira do jardim de Yves Saint Laurent

No exterior, nos jardins, pode ver a colecção de cactos variados, palmeiras e de uma espécie de floresta de bambus. Também tem buganvílias muito floridas que rodeiam a casa de estilo Art Déco (onde está o Museu de Arte Islâmica).
Era aqui que Yves Saint Laurent descansava, longe dos paparazzi e também encontrava, muitas vezes, inspiração para as suas colecções de moda. Dois anos após a sua morte, Bergé promoveu uma exposição, em Marraquexe, com criações do estilista, inspiradas pelas cores e tecidos marroquinos.
Pela sua profunda ligação à cidade e ao espaço Majorelle, após a morte de Yves Saint Laurent, o corpo foi cremado e as cinzas espalhadas nos jardins.
Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent (Oran, 1 de Agosto de 1936 — Paris, 1 de Junho de 2008) foi um estilista francês e um dos nomes mais importantes da alta-costura do século XX.
Nascido na Argélia, então possessão francesa, St. Laurent era filho do presidente de uma companhia de seguros e seu gosto pela moda lhe foi despertado pela mãe. Aos 17 anos, deixou a casa dos pais para trabalhar com o estilista Christian Dior, de quem herdou o controle criativo da casa Dior após a morte de seu mentor em 1957, com apenas 21 anos de idade, e assumiu o desafio de salvar o negócio da ruína financeira.
Pouco depois de conseguir sucesso no objetivo, St. Laurent foi convocado para o exército francês, durante a Guerra de Independência da Argélia. Após 20 dias, o estresse de ser maltratado e ridicularizado pelos colegas soldados levaram-no a ser internado num hospital mental francês,onde ele foi submetido a tratamento psiquiátrico, incluindo terapia por eletrochoques, devido a um esgotamento nervoso.1

Ainda os cactos
A GÊNESE DE UMA IDEIA

Quando criança, Yves Saint Laurent tinha uma característica que saltava aos olhos: a imaginação. Era muito inteligente e usava a timidez como um recurso a ser aproveitado, e não um problema a ser resolvido. Costumava vestir a mãe com véus e a descrevia como deslumbrante. Teve a imaginação como um alicerce de sua infância, guiando-a conforme suas aspirações e gostos. O passar do tempo não acinzentou tal traço. As coleções de Saint Laurent são lembradas por inspirações diversas e de diferentes continentes, da Rússia à África. O editor de moda Eduardo Viveiros explica que as viagens intelectuais feitas pelo estilista não refletiam, necessariamente, uma urgência de estar lá, mas uma interpretação ao seu modo da estética folclórica desses lugares. “Quando se fala de um criador desse nível, é até uma alternativa mais interessante deixar a imaginação fluir a partir de referências, fotos, escritos em vez de recorrer à pesquisa in loco”, justifica.
Bougainvilleas

Julho de 2014
Carminda Neves




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Marcia Scapaticio 
-Yves Saint Laurent em Marrocos

 -Fotografias Carminda neves

Sem comentários:

Enviar um comentário