segunda-feira, 3 de maio de 2010

VIAS ROMANAS EM PORTUGAL

INTRODUÇÃO



Sei que pela minha aldeia existem vestígios de vias romanas. Recordo-me de algumas que por lá observava na minha infância, claro que nessa altura não sabia a sua origem, pareciam-me apenas estradas diferentes por terem muitas “pedras”algumas dispersas e muito grandes. Hoje procurando através da História sei que há um troço que ligava Conímbriga a Góis, onde os Romanos faziam exploração de ouro e da qual necessitavam para o transporte desse mesmo ouro, para dita vila de Conímbriga, de onde era enviado para Roma. Esse troço segundo parece vinha da dita vila passava pelo Concelho da Lousã, Serpins, “propriamente aldeia do Pereiro que é a aldeia onde eu nasci”, Portela de Albergaria, Ponte do Sótão, “que já pertence ao Concelho de Góis” Portela de Góis, Góis, rumo ao local onde se situavam as minas de ouro. Era perto da aldeia de ponte do Sótão que os vestígios eram mais evidentes. Na sua entrada Sudoeste quando se vai de Serpins, ou em todo o troço da estrada desde a Portela de Albergaria até á Ponte do Sótão. Não sei se esses vestígios ainda hoje existem. Se existem, deveriam ser preservados. Na minha pesquisa não encontrei esta via Romana. Encontrei outra que passa igualmente por Serpins atravessando o rio Ceira, onde ainda existem vestígios de uma ponte Romana, rumo a Arganil. Servia também para o transporte do ouro explorado em Lousã, Góis e Arganil. O troço desta via encontrei na Net em:
viasromanas.planetaclix.pt/vrinfo.html
Obrigada a quem fez a pesquisa, pois é graças a si que a público no meu Blogue
Carminda Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário