quinta-feira, 6 de maio de 2010

RESUMO DE ALGUMA PESQUISA ACERCA DE MIM

Nasci em Serpins concelho da Lousã, filha, neta, bisneta, trineta de Lavradores e comerciantes, quero dizer toda a minha ascendência, até onde já fiz a minha pesquisa, pertence aos dois ramos sociais. Tenho orgulho das minhas raízes. o meu nome é: Maria Carminda Antunes Neves.
Não descobri até agora qualquer sinal de desonestidade em meus antepassados o que me enche realmente de vaidade. Meu Bisavô, de seu nome José Simões, Avô de meu Pai daria a roupa que trazia vestida se encontrasse uma pessoa com frio. Costumava sair à noitinha embrulhado no seu capote, onde levava escondidas as dádivas para oferecer aos menos afortunados do que ele. Não devo esquecer aqui que meu Bisavô se deslocava sempre montado no seu Burro, nem que fosse só para andar 100 metros não esquecia o seu amigo! Daí chamarem-lhe carinhosamente, ao avistarem-no ao longe,”LÁ VEM O T`ZÉ DO BURRU”do latim “BURRU”= a inteligente, bom, forte, educador.
Foi de seu Avô que meu Pai,Armando das Neves, herdou a sua bondade e também o seu génio explosivo, do qual no fim da explosão mal algum restava (eram os seus desabafos).
Meu Pai foi educado por seus Avós e sua Mãe, minha Avó de nome, Nazareth da Conceição Simões, pois, esta divorciou-se de meu Avô,João Augusto das Neves, quando seus três filhos eram ainda muito pequeninos. Suponho que o amou toda a vida e ele a ela, mas, não se entendiam, meu Avô era um namoradeiro, não podia ver um rabo de saia que corria atrás. Desgostosa minha avó retornou á casa paterna com seus três filhos, duas meninas e um menino”meu Pai”. Aqui tendes a MUDERNIDADE e BONDADE de meus Bisavós, não era comum receber de volta a sua casa uma filha divorciada.
Desconfio que tenho ascendentes Judeus pelo facto de o apelido de meu Trisavô, António Nunes, Avô de minha Avó Paterna ser Nunes. Lá chegarei na minha pesquisa.
Minha Bisavó, Angélica maria da Conceição Nunes Simões, Avó de meu Pai, Lavradora e Matriarca da Família não dispensava passar 15 dias de férias no verão na praia da Figueira da Foz, acompanhada de seus filhos, (8) suponho que por questões de saúde. Meu bisavô a trasportava a Coimbra, no carro puxado pelo amigo de todos os passeios, o seu burro, e voltava para casa, não queria praia. Minha Bisavó aí apanhava um barco, que a levava eté à praia da Figueira da Foz, via Rio Mondego
De minha Mãe, os meus Ascendentes são também Lavradores, aqui não encontro comerciantes, minha Bisavó, Ana da Conceição Filipe, Avó materna de minha Mãe era tecedeira do linho que a própria casa cultivava, pois era assim naqueles tempos.
Meu Avô materno, de seu nome, Joaquim Antunes Leal, fugiu à regra durante a Juventude, já casado e com três filhos, foi para Lisboa onde permaneceu até início da idade adulta e onde exerceu a profissão de canalizador e controlador da iluminação da cidade, que ainda era a gás. A companhia de gás de Lisboa, que lhe tinha dado trabalho, não demorou a escolhe-lo como empregado de confiança, que se deslocava ao Palácio Real quando era necessário fazer reparações. Travou com o Rei D. Carlos e este por ele uma amizade profunda. Após as reparações era certo e sabido que o Rei o convidava para longas conversas, onde queria saber acerca de Portugal, dos Portugueses, e de suas necessidades. Estas conversas não livraram o Rei de ser assassinado em 1908, pois não chegaram para o fazer compreender que o País tinha fome, andava roto e descalço, não tinha estradas, casas, isto é; nada tinha. O Rei necessitava de um Primeiro-ministro à altura das necessidades e não de trabalhador conversador. Convém aqui dizer. (
segundo minha Mãe, tudo isto me foi contado por minha Mãe) O rei apesar de conversar, e muito, com um trabalhador nunca dispensou o protocolo. Meu Avô tinha de beijar a mão de sua "magestade" e não lhe podia virar as costas, só fora do aposento real meu Avô caminharia de frente
Após o assassinato do Rei D. Carlos meu Avô, com tal desgosto, pois era um Monárquico até à medula, voltou à terra natal e seguiu a tradição da família fez-se lavrador. Teve mais duas filhas que eram as meninas dos seus olhos, pois eram muito mais novas, que seus irmãos principalmente minha Mãe de seu nome Júlia da Conceição Antunes

1 comentário:

  1. Carmindita que família....onde foste descobrir essas coisas todas?
    Eu andei a tentar fazer a minha a´rvore genealógica e fartei-me ehehehmas um destes dias tambem vou tentar este género ke fizeste.
    Um bfs e um grandão abração vóvó dora

    ResponderEliminar