quarta-feira, 16 de março de 2011

CONVÍVIO DA APÓSENIOR 12 DE MARÇO 2011

A Universidade Apósenior da cidade de Coimbra terra que deu origem à cultura Portuguesa desde a sua fundação

Não esqueçamos que a sua universidade teve origem no colégio de Santa Cruz ou Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra Ordem de S. Domingos ou Dominicanos, que, detinham o poder do ensino em Portugal
Construído no local denominado por "banhos reais", por fundação régia de Dom arquitecto de origem francesa e inserem-se no segundo período do românico coimbrão ou Afonso Henriques. As obras foram planeadas por mestre Roberto, afonsino.
Em 28 de Julho de 1131 a pedra fundamental da igreja é lançada por Dom Afonso Henriques e benzida por Dom Bernardo.
Em 7 de Janeiro de 1228 a primitiva Cruz é sagrada pelo bispo sabinense Dom João que veio a este reino como "legado a Latere". Não resta quase nada desta primeira construção. Por bastantes vezes, Coimbra é chamada de "Cidade do Conhecimento" principalmente por ter uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Europa – a Universidade de Coimbra (UC) é a herdeira do Estudo Geral solicitado ao Papa pelo Rei D. Dinis e por um conjunto de prelados portugueses em 1288, e que viria a obter confirmação pontifícia em 1290, tendo-se estabelecido inicialmente em Lisboa. Após uma itinerância atribulada entre Lisboa e Coimbra durante os séculos XIII e XIV, a universidade viria a estabelecer-se estavelmente em Coimbra em 1537, tendo o Rei D. João III cedido o próprio paço real para as instalações. Estas instalações foram adquiridas pela Universidade no reinado de Filipe I, sendo desde então conhecidas por Paço das Escolas. Nos dias correntes, a Universidade de Coimbra tem aproximadamente 21 000 alunos, contando com alguns dos mais selectivos e exigentes programas académicos do país, um elevado número de unidades de investigação acreditadas, e tendo cerca de 10% de alunos estrangeiros de 70 nacionalidades diferentes, sendo assim a mais internacional das universidades portuguesas
Continuando a minha descrição a Universidade Apósenior de Coimbra, que existe há cerca de 5 anos, não esqueceu essa tradição do saber e organizou uma instituição onde são ministradas várias disciplinas desse mesmo saber ex: Literatura, História, Inglês, Informática, Pintura, Dança etc.
No dia 12 de Março de 11 reuniu, todos os seus alunos para um convívio, onde foram apresentadas pelos mesmos; vários temas correspondentes às disciplinas que frequentam: Assim tivemos; música, teatro, cantares, ex: fado danças de salão ex: valsa, tango, salsa, quisomba, etc.
A festa convívio foi um sucesso, um grande encontro de amizade e alegria para todos os presentes.

UM GRANDE ABRAÇO
                                    CARMINDA NEVES                                                 

                              CLIQUE NA
                                                  URL E VERÁ DANÇAR
                                                                                         UM TANGO
               http://www.youtube.com/watch?v=rq41JcF2duQ             

Sem comentários:

Enviar um comentário