quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Padre Francisco Costa, prior de Trancoso, um pioneiro


Sentença Proferida em 1487 contra o Prior de Trancoso (do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, autos arquivados no armário 5, maço 7):



Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado, o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido:
– com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos;– de cinco irmãs teve dezoito filhas;– de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas;– de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas;– de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas;– dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas,– da própria mãe teve dois filhos.
Total: “duzentos e setenta e cinco, sendo cento e quarenta e oito do sexo feminino e cento e vinte e sete do sexo masculino, tendo concebido em cinqüenta e quatro mulheres”.
Porém…
… “El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou por em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de Ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e guardar no Real Arquivo da Torre do Tombo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo”.
Não há notícia do que fazia com os meninos.

2 comentários:

  1. A sra. nao observou que se trata de uma lenda. Nao ha qualquer registro historico, como informa

    Vide em
    http://www.portaldetrancoso.net/news.php?lng=pt&pg=1233

    A sra. poderia ser `pioneira` em checar suas `informacoes`.

    ResponderEliminar
  2. Ai que anônimo tão mal humorado.... pois se o nome do blog é História e LENDAS do mundo... a "bronca" não faz sentido!!! Não há garantias, nem de autenticidade nem de fantasia... andamos por fé..e não pelo que vemos!

    Adoro essa história! E acho que bem pode ser verdade!

    Luciana, Brasil (casada com um "filho de Trancoso"

    ResponderEliminar