segunda-feira, 17 de agosto de 2015

ABANDONO DE IDOSOS

Muitos filhos não cuidam de seus pais por desamor! simplesmente não os amam, têm nojo da velhice, eles ou os seus cônjuges e até os seus filhos (netos do idoso). Mas querem as suas heranças, às quais, muitas vezes chamam, a sua (deles filhos “ fortuna”. Estas coisas a que chamam filhos esquecem que um dia serão velhos e estarão na mesma condição
Os idosos não são só abandonados em lares e hospitais: são abandoados na rua, (sem abrigo) abandonados em seus domicílios, onde muitas vezes são encontrados os seus corpos já sem vida, por vezes há muito tempo (anos)
    Sou completamente de acordo, que os filhos que atiram Os seus pais aos “corvos”, como se diz na aldeia onde nasci, sejam deserdados, quem não cuida não deve ter direitos. Os idosos devem ter condições, para agradecer do modo que achar melhor, a quem deles CUIDA
Os filhos têm o dever moral, ético e material de cuidarem de seus pais, tal como foram cuidados por eles na sua infância. Quem abandona os seus idosos não são as famílias carentes, mas sim as que têm possibilidades financeiras e muito poder económico. Os filhos que não cuidam de seus pais deviam ser deserdados sim! Muitas vezes sim!!!!!!!!!!! chega de desumanização e abandono por parte de todas as entidades. Que os pais abandonados, pelo menos, se sintam amados, e possam agradecer a quem os cuide com dignidade.
Abandonados, maltratados, despidos de tudo o que um dia lhes pertenceu e pertence por direito, vitimas de peculato pelos seus próprios filhos, que são quem mais os devia amar, honrar, e respeitar, os idosos fragilizados pela idade e pela doença, atirados para a rua como se fossem trapos velhos, dos quais se tem nojo. Como eu vi desta miséria durante a minha vida profissional (enfermeira) 30 e alguns anos. Como eu, ainda hoje, continuo a presenciar esta miséria humana, ou (humanoide)! Para quando as leis que terminem com este extremismo? Quando é que os governantes, deste país, acordam? E fazem cumprir as leis morais? Já que as civis lhe passam ao lado? Apesar de estarem escritas? (Noutros países) Os idosos choram lágrimas de sangue! e esse sangue pede justiça.

     Filhos?! Que pedem a morte de seus pais. Filhos!? Que maltratam quem ousa socorre-los, dar-lhe amor, carinho, ternura, restituir-lhe a honra e orgulho de se sentir humano e útil, que ousam integra-los no seu agregado familiar, como se seus pais fossem. Filhos!? Que chamam aos bens de seus pais, que eles adquiriram, muitas vezes, com sangue, suor e lágrimas, (a minha fortuna!) vejam só! a ironia! Para não dizer crime! Filhos?! Que dizem: o velho vai para casa de b? Então vai ser muito bem tratado. Assim velho nunca mais morre! Pergunto? Não há crime nesta frase? Respondo: há! (isto foi dito por nora, quando um idoso pediu a familiares indiretos para o retirarem da solidão de sua casa após morte de sua esposa). Não estava a conseguir fazer seu luto sem auxílio. Sentia-se a morrer "devagarinho" filhos!? Que quando os seus pais os visitam, na esperança vã de serem convidados, a ficar para viver o resto dos seus dias com paz, lhe oferecem um quarto num vão de escada, apetrechado com máquinas de fazer ginástica. Quando a casa tem quartos vazios em condições habitáveis, (até luxuosos) e lhes dão a entender claramente que têm nojo dele. Enfim: filhos!? Portadores de muita ganancia, e desejo criminoso, de serem donos do que ainda não lhes pertence, porque nada fizeram ou, ajudaram a fazer, para o ganhar.
Para quando? Em Portugal a lei que permita! a um pai ou mãe poder deserdar seus filhos e viver o resto dos seus dias com a paz e descontração que não tiveram na sua vida ativa?

FINALMENTE A LEI. Que tanta “merda” que há por aí, que se diz filho pague bem caro pelos crimes: de abandono, privação de alimentos ao bloquearem o acesso às contas bancárias e reformas dos seus progenitores!... Maus tratos psicológicos, acompanhados de maus tratos físicos, desprezo, ódio! Nojo da pessoa idosa, invasão do domicílio, roubo de documentos que poderão comprometer herdeiros, que estes paguem com juros muito altos as suas atrocidades!... que paguem também quem os apoia!... Basta de se julgarem donos do que é de seus pais, ainda com eles vivos! Afinal quem morrerá primeiro? Chega de crimes em nome da consanguinidade!

Coimbra, agosto de 2015
Carminda Neves

Quem maltratar os pais será impedido de receber herança

A Estratégia de Proteção ao Idoso, promovida pelo Ministério da Justiça, pretende “enunciar de forma expressa e clara os direitos dos idosos”.



 A criminalização do abandono de idosos que foi esta quinta-feira aprovada em Conselho de Ministros, cujas alterações serão levadas à Assembleia da República apenas na próxima legislatura, vai deserdar aqueles que maltratem os seus pais, adianta o Jornal de Notícias.
PUB
Conforme já se verifica na lei atual, qualquer pessoa pode deserdar o seu herdeiro legítimo, se este tiver sido condenado por algum crime contra a sua pessoa (desde que fique expresso em testamento).
Com as alterações propostas na Estratégia de Proteção ao Idoso pelo Ministério da Justiça, o direito à herança deixa de existir se o herdeiro tiver sido condenado por “crimes de maus tratos ou por crime de violência doméstica”.
Uma prática que já existe em casos de homicídio. O beneficiário, quando condenado, é impedido de herdar da pessoa que matou.
A Estratégia de Proteção ao Idoso, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros, "pretende-se enunciar de forma expressa e clara os direitos dos idosos, o que representa a assunção de um conjunto de princípios orientadores na interpretação e aplicação das normas legais, bem como no desenvolvimento de políticas adequadas à proteção dos direitos dos idosos".
O estatuto do idoso só passará a ser lei depois de ser aprovado no Parlamento, sendo que tal aprovação implicará alterações ao Código Penal.  
Esta resolução prevê que as pessoas que abandonem idosos, seja num hospital ou em qualquer outro estabelecimento de prestação de cuidados de saúde, incorram num crime.
www.noticiasaominuto.com/pais/435957/quem-maltratar-os-pais-sera-impedido-de-receber-heranca



.

Sem comentários:

Enviar um comentário