sexta-feira, 7 de novembro de 2014

OUTONO

       O outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao equador).
O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no hemisfério sul, a 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.
  Em 2014 o Equinócio de Outono ocorre no dia 23 de Setembro às 03h29m. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 89,815 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 23h03m.

Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade.

“Vai-te ao longo da costa discorrendo,
e outra terra acharás de mais verdade,
lá quase junto donde o Sol ardendo
iguala o dia e noite em quantidade.
Ali tua frota alegre recebendo,
Um Rei, com muitas obras de amizade,
Gasalhado seguro te daria
E, pera a Índia, certa e sábia guia.”

Sussurrava o deus Mercúrio em sonhos a Vasco da Gama: que fugisse de Mombaça e se acercasse de Melinde, mais norte e próxima do equador onde o dia iguala a noite, guiando-o prá Índia. Lusíadas, canto II, estância 63.
    
Verdade que os dias vão ficar mais curtos, mas é altura de reunir os amigos à volta de uma mesa de café, chá ou chocolate quente, de ficar em casa a ler os calhamaços que não dão jeito para levar para a praia. É tempo de tirar as lãs e casacos do armário e sair para a rua para aproveitar as cores e a luz da estação, de apanhar cogumelos e marmelos e fazer compotas.

Para o escritor Valter Hugo Mãe, o outono é "o regresso a casa, um certo recolhimento que favorece o tempo para voltar a ler", ou ler com mais concentração, o que a praia nem sempre permite, diz. "O outono inspira-me a voltar a pegar nos grandes livros", confessa.

FONTE: DN.
                Wikipédia, a enciclopédia livre.
                Observatório Astronómico de Lisboa
          
       COIMBRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2014

       CARMINDA NEVES

Sem comentários:

Enviar um comentário