segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

NATAL

NATAL

A celebração do natal perde-se nos tempos. Já era celebrado antes do nascimento de Jesus Cristo.
   Os Sumérios, os Persas, os Caldeus, os Babilónios e também o Império Romano celebravam o Natal no dia 25 de Dezembro que eles consideravam como o dia do renascimento do sol.
   Desde o solstício do verão que, acontece no mês de Junho, o sol que eles consideravam um deus, vinha desaparecendo do planeta terra todos os dias alguns minutos. Ora isto dá-se até ao solstício de Inverno que acontece em Dezembro e que eles celebravam precisamente no dia 25 do mesmo mês, considerado o dia mais pequeno do ano e também o dia em que eles achavam que o sol renascia ou começava a renascer novamente. Era o começo de uma nova vida que, ia culminar com todo o seu esplendor no equinócio da Primavera que, acontece em Março dia 21 ou 22. O dia é igual à noite. Então nesse dia eles celebravam a Pascoa. PASSAGEM. O sol vai surgindo sempre com mais vida e esplendor até 21 de Junho.
     Os Judeus não celebram o Natal, nem nunca celebraram, eram e são um povo monoteísta e nunca consideraram o sol um deus, mas, celebram a Pascoa como o dia em que foram libertados do cativeiro no Egipto, por Moisés. Passagem da escravidão para a liberdade.
     Quando nasceu Jesus Cristo e a religião Cristã se começou a expandir, os Cristãos começaram a comemorar o dia 25 de Dezembro como a data do seu Nascimento, embora não se saiba ao certo qual foi esse Dia. Os Cristãos consideram Jesus Cristo o Sol. O seu DEUS, que veio ao mundo Nascido do homem para salvar a humanidade.
    O Cristianismo é uma Religião monoteísta.
   Hoje em todo o mundo Ocidental, ou melhor em todo o mundo Cristão se celebra o Natal em 25 de Dezembro, considerando este dia, como o dia do renascimento para uma nova vida.
   A contagem do tempo faz-se a partir do dia do Nascimento de Cristo, estamos no ano de 2010 isso quer dizer que Jesus Cristo nasceu no ano 0 (zero) desta era.
     Em todo o mundo Cristão se celebra o Natal com grandes festejos (por vezes exagerados) A maioria das Gentes não lembra que neste dia também há: guerra, fome, frio, racismo, separação, abandono, tristeza, amargura que, neste dia (como em todos os outros) morrem milhares de pessoas vítimas da indiferença e consentimento de povos e governantes que têm o dever de não permitir que tal possa acontecer. Nesta época em que tanto dinheiro é atirado para o submundo do colapso social, moral e ético, há Crianças que são vítimas inocentes de: ganância, vícios, egoísmo, violência, ignorância. Falo de crianças, mas, o mesmo se passa com todos os outros seres vivos, principalmente idosos e animais e digo animais porque são os grandes esquecidos. Os povos e governos. Principalmente os Cristãos não lembram que S. Francisco de Assis lhes chamava seus irmãos. Ora isso é um sinal de que lhe devemos respeito, amor e amizade, porque eles dão tudo isto e nada pedem em troca: O silêncio dos inocentes, reclama justiça.
   Eu sou Cristã, a personagem que mais admiro na História é Jesus Cristo, independentemente de ele ser ou não o FILHO DE DEUS. Acredito que seja.

           Carminda Neves, Natal de 2010


Sem comentários:

Enviar um comentário