sexta-feira, 30 de outubro de 2009

outra lenda de serpins

Um homem serrano que vendia castanhas e mel vinha para fazer o seu negócio em Serpins. Mas Serpins era uma montanha e tinha poucas estradas e fracas. Quando o homem, com o seu carrego às costas, passou pelo lado direito do cabeço da igreja, surgiu-lhe uma grande serpente para o comer. O pobre do homem virou-se para o cabeço da igreja e gritou por nossa Senhora do Socorro que lhe valesse. Surgiu então uma sombra com a forma de Nossa Senhora que pôs os pés em cima da cabeça da serpente e livrou o homem da morte.
O homem, no regresso, quando chegou ou lado do cabeço, mandou fazer uma capela em honra de Nossa Senhora. E do esmago da cabeça da serpente saiu o nome de Serpins.Há várias lendas de serpins. Esta eu li na net, a que meu Pai me contava é parecida, mas, com algumas diferenças.Um dia destes a publicarei.

2 comentários:

  1. Carminda, é interessante a origem "lendária" do nome de Serpins.

    ResponderEliminar
  2. Carminda,
    Meu nome è Miriam e sou do Brasil. Minha família tem origem em Serpins( Moreira).Tento fazer nossa arvore genealógica mas não tenho mais contatos aí. Obrigada por acrescentar mais um pouquinho da historia de Serpins, que com certeza vou passar para as futuras gerações!

    ResponderEliminar